
Normalmente achamos que as novas ideias são algo que nunca foi pensado. As reflexões atuais sobre o conceito de inovação tem demonstrado que boas ideias podem ser "migradas" e adaptadas em outras realidades.
A ideia a seguir não tem nada de nova, sendo bastante antiga!
Os relógios d'água ou clepsidras existem desde o egito antigo e usam a água da mesma forma que as ampulhetas usam a queda da areia para registrar o tempo...
A seguir apresentamos um passo a passo para a produção de uma pequena clepsidra feita a partir de materiais reciclados que pode nos ajudar com uma questão bastante básica: Como não esquecer do tempo durante um banho!
É bastante comum entrar no banho, relaxar e esquecer do tempo. Consequentemente esquecemos da quantidade de água que usamos e acabamos desperdiçando.
Vamos precisar de uma garrafa de água mineral descartado, um cotonete descartado e um pedaço de fio de nylon descartado.
A tampa pode ser furada com um prego ou uma cheve de fenda fina, mas o canudo de cotonete deve entrar sob pressão.
Corte o fundo da garrafa.

Um acabamento na borda + a colocação de um fio de nylon para poder pendurar! 
E já temos uma clepsidra! Agora só falta calibrar, a marcando os minutos...
Isso foi feito partindo do "ponto zero min" marcado no alto da clepsidra. A partir daí basta usar um cronômetro e ir marcando com um marcador permanente (aquela caneta de escrever em CD e DVD). Eu adotei a marcação de 30 em 30 s.
Como a garrafa é pequena ela só permitiu marcar o tempo total de cinco minutos. Olhem a Clepsidra Tortori em ação! UHU!

Como um teste, enchi a clepsidra e separei, em um balde, a água que saiu no chuveiro.
Em apenas um minuto de chuveiro aberto, com uma pressão mediana, o total acumulado foi de 5 litros de água (Esse valor poderá variar muito de chuveiro para chuveiro, principalmente dependendo da vazão determinada pela abertura total ou parcial do registro).
Fazendo uma conta básica um banho de 20 min pode resultar em um consumo de 100litros de água. É demais não? Imagina isso indo pelo ralo?!
Logo, fica aqui o desafio! Será que conseguimos tomar um banho gastando apenas cinco minutos da clepsidra?Acredito que sim, afinal são 25 litros de água, não?
Fica a sugestão. Economizar água para evitar o racionamento futuro!
Abraços.
Tito Tortori
OBS: O Bruno, aluno do 9 ano, fez uma réplica com a mesma garrafa, mas com um tubo de um cotonete mais grosso que vaza muito mais rápido. A Clepsidra dele marca apenas 2,30min. Lembrem disso!