sábado, 15 de fevereiro de 2014

Avaliação de 2013 - parte 2

Outra "bola fora", considerando os detalhes do projeto, foi a ideia de usar papelão para cobrir as logomarcas das embalagens Tetrapak usadas como porta-mudas! A ideia, inicialmente pareceu boa, pois, afinal, era uma forma de reaproveitar material e reduzir lixo...etc...
Mas, apesar das caixas de papelão serem um material de "custo zero", com o passar dos meses, o revestimento não resistiu às constantes irrigações e insolações.
E o resultado foi o desgaste sofrido flagrado nas fotos a seguir!

 A vantagem do projeto estar em uma fase "Piloto" é que os problemas acabam fazendo parte dos desafios necessários para a viabilização do projeto. E como a necessidade é a "mãe da inventividade"...as alterações necessárias estão sempre "pipocando" nossas propostas e, com isso, encontramos uma solução que parece mais adequada e que será implementada em 2014.

A nova ideia é tirar das próprias embalagens tetrapak, o revestimento necessário para cobrir as logomarcas e, com muitas vantagens e ganhos em relação ao papelão!
O nosso novo "porta-muda" além de ter "custo zero", de ser mais resistente a irrigação e a insolação, ainda tem estilo e design...rs
Mas, com isso aumentamos a necessidade de "mão-de-obra", pois precisamos cortar as embalagens de tetrapak de leite para servir de "cobertura" para os portamudas de tetrapak...
Resultado? Além de ensinar a produzir os porta-mudas, vamos ter que ensinar os "parceiros" a produzir as "capas aluminizadas"...
Por isso precisamos de parceiros...E segue o projeto!
Abraços.
Tito Tortori 



terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

Avaliação de 2013 - parte 1

Olá fiéis seguidores....Como foram de final de ano? Bom, uma hora teríamos que retomar...
E como nosso projeto é ambiental, mas também é educacional, nada mais justo do que retomar as aulas para poder dar continuidade.
Este post e as próximas postagens tem o objetivo de constar como registro de nossas avaliações ao final do 1º ano do projeto!
Primeiramente é fundamental dizer que tivemos muitos acertos e alguns probleminhas para resolver...
A produção de mudas nos corredores da escola foi plenamente viável e não houve nenhum problema relacionado a qualquer maltrato por parte dos transeuntes! Ponto para todo mundo! A produção de mudas totalizou mais de 200 mudas de 20 espécies nativas da Mata Atlântica como manda a "cartilha do nosso projeto"!
Aqui temos algumas mudas que estão sendo doadas para pessoas interessadas ligadas ao projeto!
(Bacuparis, guapuruvus, grumixamas, cambuís-roxos, mulungus, sibipurunas, pau-formigas, jatobás, cerejas-do-Rio_Grande e mais outras tantas...)
 As sementes germinaram, mas, contudo, muitas mudinhas sofreram em vários momentos devido ao excesso de insolação e desidratação, mesmos com o "zoneamento" proposto de adequação em função do nível de exposição ao sol (Pioneiras, Secundárias e Clímax).
A partir desse problema foi necessário pensar em estratégias para preservar umidade nos porta-mudas e reduzir a insolação.
Mas, essa parte da história do projeto eu conto no próximo post, ok?
Abraços.
Tito