Terceiro ATO:
O "PATO"
O Dicionário online de Português oferece duas definições para o verbete:
"s.m. Nome comum às aves anseriformes da família dos anatídeos, de hábitos aquáticos, voadoras, e migradoras quando no estado selvagem. (Caracteriza-se pelo bico chato e espatulado, guarnecido de lamelas.)"
E...
"Fig. Indivíduo que, por ingenuidade, se deixa explorar. Pagar o pato, pagar, ou sofrer as consequências por coisas que não fez".
Outro dia,Conversando com uma das pessoas que recebeu uma muda de fruta de sabiá de presente, tive a surpresa de participar do diálogo que descrevo a seguir:
Fulano: Sabe aquela muda que você me deu?
EU: Sim, lembro foi uma muda de Fruta de sabiá...Vc tinha me dito que adorava os pássaros e eu te dei uma muda desse arbusto por que ele atrai muitas aves por conta dos seus frutinhos comestíveis...
Fulano: Pois é...ela tava com mais de um metro!
EU: Nossa que legal, já deveria estar quase dando frutinhos, afinal já fazia mais de ano, não?
Fulano: Mas, então, sabe o caseiro que toma conta lá do quintal de casa? Ele um dia me chamou e disse: " Seu Fulano, aquela planta que o senhor ganhou e plantou lá no quintal é "MATO"!
EU: Hã...mato? Eu tinha te falado que ela era de uma planta arbustiva, lembra?
Fulano: Lembro, mas aí ele apontou uma planta parecida do outro lado do rio e disse: " tá vendo lá seu fulano...É igual aquela lá no mato!"
EU: Essa planta é nativa da Mata Atlântica, mas não é mais tão comum como já foi...Contudo, é até possível que existisse um pé dela no "mato"!.
Fulano: Mas, o caseiro insistiu e falou: "Seu fulano, seu amigo plantou "Mato" e te deu uma muda de "Mato"!
Rindo... eu expliquei que com certeza era "fruta de sabiá" sem a menor dúvida, pois tinha dado a maior muda que eu tinha para pegar mais fácil e perguntei:
EU: Tá... e vc falou o que para o seu entendido em "MATO"? .
Meu amigo respondeu...
Fulano: Ué...mandei ele arrancar!
- 1º) O Mato: Não é por que um "caseiro" entende mais de plantas que vc, que isso o torna um "doutor" em qualquer coisa! Noventa % do conhecimento dele é empírico...Logo, suas explicações são geralmente incompatíveis com um olhar mais científico. Da próxima vez, será mais útil, no lugar de dar ouvidos a qualquer um, perguntar a pessoa que doou a muda. Afinal, ela poderá tirar mais do que ninguém a dúvida!
- 2º) O fato: Muitas das espécies nativas foram dizimadas ou extintas por que pessoas, ignorantes em termos botânicos, não conhecem a importância da biodiversidade;
- 3º) O Pato: Quando isso acontecer novamente tenha pelo menos o bom senso de não confessar a besteira que fez...Pois, caso contrário nunca mais vai ganhar muda nenhuma! kkkkkk