quinta-feira, 14 de agosto de 2014

O Mato, o Fato e o "Pato"! Terceiro ato:

Terceiro ATO:
O "PATO"
O Dicionário online de Português oferece duas definições para o verbete:

"s.m. Nome comum às aves anseriformes da família dos anatídeos, de hábitos aquáticos, voadoras, e migradoras quando no estado selvagem. (Caracteriza-se pelo bico chato e espatulado, guarnecido de lamelas.)"
E...
"Fig. Indivíduo que, por ingenuidade, se deixa explorar. Pagar o pato, pagar, ou sofrer as consequências por coisas que não fez".

Outro dia,Conversando com uma das pessoas que recebeu uma muda de fruta de sabiá de presente, tive a surpresa de participar do diálogo que descrevo a seguir:

Fulano: Sabe aquela muda que você me deu?

EU: Sim, lembro foi uma muda de Fruta de sabiá...Vc tinha me dito que adorava os pássaros e eu te dei uma muda desse arbusto por que ele atrai muitas aves por conta dos seus frutinhos comestíveis...

Fulano: Pois é...ela tava com mais de um metro!

EU: Nossa que legal, já deveria estar quase dando frutinhos, afinal já fazia mais de ano, não?

Fulano: Mas, então, sabe o caseiro que toma conta lá do quintal de casa? Ele um dia me chamou e disse: " Seu Fulano, aquela planta que o senhor ganhou e plantou lá no quintal é "MATO"!

EU: Hã...mato? Eu tinha te falado que ela era de uma planta arbustiva, lembra?

Fulano: Lembro, mas aí ele apontou uma planta parecida do outro lado do rio e disse: " tá vendo lá seu fulano...É igual aquela lá no mato!"

EU: Essa planta é nativa da Mata Atlântica, mas não é mais tão comum como já foi...Contudo, é até possível que existisse um pé dela no "mato"!.

Fulano: Mas, o caseiro insistiu e falou: "Seu fulano, seu amigo plantou "Mato" e te deu uma muda de "Mato"!

Rindo... eu expliquei que com certeza era "fruta de sabiá" sem a menor dúvida, pois tinha dado a maior muda que eu tinha para pegar mais fácil e perguntei:

EU: Tá... e vc falou o que para o seu entendido em "MATO"? .

Meu amigo respondeu...

Fulano: Ué...mandei ele arrancar!

Trinquei! Fiquei muito triste, mas claro não ia censurar meu amigo, faço aqui um breve resumo dessa trilogia "O Mato, o Fato e o "Pato"!
  • 1º) O Mato: Não é por que um "caseiro" entende mais de plantas que vc, que isso o torna um "doutor" em qualquer coisa!  Noventa % do conhecimento dele é empírico...Logo, suas explicações são geralmente incompatíveis com um olhar mais científico. Da próxima vez, será mais útil, no lugar de dar ouvidos a qualquer um, perguntar a pessoa que doou a muda. Afinal, ela poderá tirar mais do que ninguém a dúvida!
  • 2º) O fato: Muitas das espécies nativas foram dizimadas ou extintas por que pessoas, ignorantes em termos botânicos, não conhecem a importância da biodiversidade;
  • 3º) O Pato: Quando isso acontecer novamente tenha pelo menos o bom senso de não confessar a besteira que fez...Pois, caso contrário nunca mais vai ganhar muda nenhuma! kkkkkk


Pobre Fruta do Sabiá!


Abraços.

quarta-feira, 13 de agosto de 2014

O Mato, o Fato e o "Pato"! Segundo ato:

Segundo ATO:

O "FATO"

Desde que iniciamos o nosso projeto, já produzimos mas de 400 mudas de espécies nativas. Temos tido todo cuidado para evitar produzir mudas que não pertencem ao bioma Mata Atlântica.
Muitas vezes quando plantamos sementes em vasos ou "porta mudas" podemos acabar enganados pela brotação de espécies herbáceas espontânea como o caruru, beldroegas, capins etc. 

Eu sempre comento com pessoas interessadas em produzir mudas em apartamentos que, muitas vezes, a brotação inicial nem sempre é das sementes plantadas. Algumas dessas sementes podem levar 2, 3, 4 semanas ou até meses para germinar. Mas, o "mato" cresce rapidinho...rs

Portanto, temos o cuidado de não oferecer para as pessoas mudas de "mato", não por que essas espécies sejam "danosas", mas por que em um projeto de recomposição ambiental é necessário introduzir espécies que faziam parte daquele ambiente, mas que infelizmente, foram se perdendo com a destruição da Mata Atlântica.

Ao longo do nosso projeto aprendemos a reconhecer  algumas espécies, suas sementes e principalmente as suas brotações. 



Uma muda de fruta de Sabiá, arbusto nativo da Mata atlântica que dá cachos de frutinhos muito procurados por aves.

Não há nenhuma possibilidade de doarmos alguma espécies que não fosse nativa da Mata Atlântica, muito menos de espécies espontâneas. 
Esse equívoco até pode ser praticado por uma pessoa leiga, o que não é o nosso caso!
Abraços.
Tito



terça-feira, 12 de agosto de 2014

O Mato, o Fato e o "Pato"! Primeiro ato:

Primeiro ATO:
"MATO"



Definição:
 “Matos” ou “inços” são  plantas espontâneas, nativas e ou exóticas que germinam naturalmente,  a nossa revelia, em qualquer porção de terra revolvida, no solo e em vasos de planta. São as famosas e conhecidas "ervas daninhas" como diversos tipos de capim, caruru, serralha, dente de leão, etc. 

Senso comum:
Como não poderia deixar de ser a percepção do senso comum é reducionista e pejorativa, pois desconhece suas utilidades e potencialidades econômicas. Portanto, o "Mato" inclui plantas comuns, sem aparente valor, resultantes do desequilíbrio ambiental e que atrapalham ou prejudicam o cultivo de outras plantas. 
Bom, pelo menos é isso que está "salvo e gravado no HD Neural" do bom e velho senso comum ou sabedoria popular!

Informações divergentes:
Aquilo que a "sabedoria popular" atribui o status "Sem valor", é na verdade o resultado da ignorância coletiva sobre as espécies naturais que se apoderou homem urbano, principalmente, devido ao seu distanciamento do ambiente natural e a sua aculturação em termos de biodiversidade. O "mato" só existe na mente dos ignorantes. Portanto, "Daninha" é um conceito humano. É próprio da situação em que desejamos controlar o ambiente, e suas espécies, para que possamos provocar o nosso próprio desequilíbrio ambiental, como no caso de uma monocultura. Então, as demais espécies passam a estar na condição de "danosas".

Verdade:
Muitos dos "matos" são espécies herbáceas pioneiras capazes de ocupar nichos ambientais degradados sim, mas de importância vital para a sucessão ecológica e recomposição ambiental de qualquer área. Algumas desses plantas são comestíveis e, atualmente, estão sendo muito estudadas, como uma solução para a crise na produção de alimentos e garantia de segurança alimentar...



Continua na próxima postagem denominada "Segundo ATO":
Abraços.
Tito