domingo, 23 de março de 2014

IUPÍ! Capturamos uma colmeia de abelhas Iraí!

No ano passado colocamos uma "garrafa-isca" para a captura de uma colmeia de abelhas nativas na escola. Nós já postamos essa dica aqui no Blog (http://edemconsumoconsciente.blogspot.com.br/2013/11/bnh-de-abelhas-nativas.html) . Olha a imagem da armadilha feita com a garrafa Pet?

Bom, claro que as abelhas tentam, a medida em que a colmeia cresce,  encontrar outros lugares que possam receber a nova colônia que surgirá do enxameamento, quando uma nova rainha irá iniciar uma nova colmeia.
Na verdade, a captura é feita oferecendo um local artificial para que as abelhas criem essa nova colônia. Colocamos ao todo 3 "garrafas-iscas" e agora no início do ano, para nossa alegria, identificamos que uma das garrafas foi ocupada por uma abelha rainha nova e está crescendo!


As abelhas que ocuparam a garrafa isca são da espécie Nannotrigona testaceicornis, vulgamente conhecida como abelha IRAÍ, extremamente dócil, sem ferrão e de fácil criação. 
O próximo passo será daqui a alguns meses quando faremos a transposição da colmeia da garrafa PET para a caixa definitiva que já está preparada e pronta para a mudança!

Se tudo der certo teremos na escola um excelente "objeto de aprendizagem" para mostrar aos alunos como é uma colmeia por dentro, ampliando a percepção da importância desse seres fantásticos!
Aguardem notícias!
Abraços.
Tito