quinta-feira, 6 de novembro de 2014

Devolvendo "cobertura" ao Pão de Açúcar



2 de novembro - dia de finados!
Em geral, esse é um dia para lembramos, saudosos, de nossos entes queridos que partiram, sem poder fazer muito além de depositar flores em seus descansos finais.

Mas, no último domingo foi diferente! Nesse "dia dos mortos" nós fomos levar vida novamente ao morro do Pão de Açúcar! Foi quase como se pudéssemos ressuscitar nossos "entes queridos" e trazê-los a vida outra vez!
RECUPERAÇÃO AMBIENTAL NO PÃO DE AÇÚCAR
Jatobás, grumixamas, jaracatiás, palmitos Juçara, quaresmeiras, Pitombeiras, Jerivás e Ipês retornaram ao seu lugar de origem - a Mata Atlântica, pelas nossas mãos com a ajuda desse ambientalista visionário "Sávio Teixeira" que toca o projeto de reflorestamento do Pão de açúcar com a ajuda de voluntários!

Entre na página!
http://paodeacucarverde.blogspot.com.br/2014/11/mutirao-do-dia-02112014.html
Conheça o projeto e Participe!







domingo, 2 de novembro de 2014

Lamentamos informar que "Dedo Verde" nunca existiu!

Queridos, apesar de Maurice Druon ter tido esse "insight" e de ter reconhecido que algumas pessoas tem um "certo jeito" para cuidar de plantas, gostaria aqui de defender a ideia de que não se trata de um "Dom", tampouco divino...Lenda, lenda, lenda...apenas...

Mas, afinal , cabe a pergunta....Por que algumas pessoas tem mais jeito com as plantas?

Bom, em primeiro lugar cuidar de plantas é ser capaz de "ouvir" aquilo que não está dito...É perceber a mudança sutil... É enxergar o pequeno detalhe...

Ou, como dizia minha avó, não tem segredo, nem "caminho das pedras" basta apenas...

 "Atenção, cuidado e persistência"!

Então, uma das hipóteses que explicam  o poder do "dedo verde"  de certas pessoas é simplesmente que elas tem  "ATENÇÃO"... Ou seja, são capazes de perceber os pequenos e sutis sinais que as plantas enviam e que dão conta da sua interação com o meio ambiente.
Folhas murchas ou amareladas, queda das folhas, pouco crescimento em épocas de boa luminosidade, sinais de pragas, etc... São detalhes que não passam despercebidos para quem tem "dedo verde"!

Por outro lado algumas pessoas esquecem que as plantas são seres vivos e que, portanto, tem necessidades fisiológicas como os animais, certo?

Alguém imagina deixar um pobre cão ou gato 2 dias sem água? Claro que não, diriam... "Ele vai morrer de sede nesse calorão!"

ALOW! E as plantas não? que lógica é essa? estranha? Isso evidencia uma falta de "CUIDADO"... As plantas precisam ser cuidadas da mesma forma que os animais... Precisam de acompanhamento quase diário... Eu já quase perdi algumas mudas raras por que esqueci elas do lado de fora em um dia que a insolação foi exagerada, junto com uma umidade relativa do ar muito baixa.
Lembre que as plantas em nossas casas estão em "cativeiro" então elas dependem de vc para conseguir tudo (luz, água, nutrientes, etc)
Então. é preciso olhar, trocar de lugar, molhar, podar, cortar plantas competidoras, retirar folhas secas e, principalmente, verificar todas as pragas... Uma vez duas lagartas quase destruiram uma samambaia da minha mãe em dois dias... Só no  "nhac...nhac...nhac"... Com a minha avó elas não teriam conseguido comer nem uma única folha... BOM, claro que minha avó tinha mais tempo por que seus filhos eram mais velhos, enquanto minha mãe quase enlouquecia tentando administrar 3 moleques do balacobaco! kkkkk

E por fim, chegamos na última peça do quebra cabeça...PERSISTÊNCIA! Ninguém aprende isso da noite para o dia... É necessário resistir, tentar, cair, levantar, ouvir e refletir...
Lembrando que há aquela história de que algumas pessoas conversam com as plantas.... Mas, na verdade, são as plantas que estão falando para vc...

E você.....está ouvindo? 
Talvez seu problema não seja a falta de "dedo verde", mas de "orelha verde"! kkkkkkkkk
Minha filha está nesse post porque eu a levei para plantar mudas no Projeto do Sávio Teixeira de Recuperação Ambiental do Pão de Açúcar (http://paodeacucarverde.blogspot.com.br/)...É de pequeno que o "Dedo fica verde".... E isso deve nos lembrar de que "plantar" e "cultivar" foram coisas que nos fizeram "seres humanos"...  No neolítico começamos e nunca mais paramos...
Então, por que não educamos nossas crianças para que elas sejam como TISTU, o "menino do Dedo Verde" de Maurice Druon?
Essa pergunta eu não sei responder...

Abraços.