sexta-feira, 30 de maio de 2014

Pau Brasil

O Brasil é realmente um país único, pois apenas ele teve seu nome dado em homenagem a uma árvore! O projeto MUDAMATA  "abre alas" para falar sobre a "árvore símbolo" do nosso país - O Pau- Brasileiro. 

Precisamos lembrar que os nossos antepassados portugueses a exploraram até quase a extinção dessa fantástica árvore nativa que deu nome aos Brazucas Brasileiros!



Para quem ainda não se deu conta, Brasil é uma palavra derivada da sua raiz "brasa". Brasil, então é aquilo que tem cor de brasa.

Os portugueses descobriram muito cedo que o Pau-Brasil poderia ser útil na produção de pigmentos vermelhos para a Europa. Abundante na época e, portanto, barato, o pigmento vermelho extraído do Pau-Brasil era um excelente alternativa para substituir os demais corantes naturais vermelhos de custo elevado e baixa produtividade. 

Todos na Europa queriam roupas vermelhas, pois elas, devido ao seu custo, estavam associadas a Nobres e Reis. E, desde então, nossa conta com a Mata Atlântica e essa espécie, foi "entrando no vermelho", literalmente! Então,isso significa que toda a população de Pau-Brasil da Mata Atlântica foi devastada para promover uma revolução na moda de toda a Europa!

Saiba mais, se informe e compartilhe alguma história legal sobre essa árvore nos comentários!
Abraços.



terça-feira, 27 de maio de 2014

Cambucá - A joia rara!

Minha derradeira homenagem ao dia Nacional da Mata Atlântica (27 de maio) foi para uma "joia rara" que me foi apresentada por uma outra amiga maravilhosa... Cléa Andrade Lima
O Cambucá (Plinia edulis), da letra de Olhos verdes de Vicente de Paiva, eternizado na voz de Gal Costa (https://www.youtube.com/watch?v=BBpiV0nkFO8), era usado como fonte de inspiração para traduzir as "delícias das mulatas": 

E um beijo ardente, perfumado
Conserva o cravo do pecado
De saborosos cambucás"

Assim, eu, anos atrás, não tinha a menor ideia de quem era essa árvore maravilhosa até que fui apresentada por meus amigos Cléa e Sebastião a dois pés na casa deles...


Além da árvore ser linda, a fruta consegue ser mais encantadoras ainda, tanto por sua cor quanto pelo fato de nascer "grudada" no caule como a jabuticada (Coisa dessas mirtáceas).




 E a geléia?  Nunca mais provei nada igual a geleia de cambucá da Clea.... e obrigado por me apresentar a árvore e suas delícias..
 A foto abaixo são das 3 mudinhas que quiseram ficar comigo quando as colegas voltaram para a natureza...rs...
 Mais eita plantinha morosa de crescer...
E ela é famosa...tem até comunidade no Facebook
https://www.facebook.com/Cambuca.Plinia.edulis?fref=ts
Abraços.
Tito Tortori