A seguir colocamos fotos de mercados e feiras livres pelo mundo... Olhe as figuras rapidamente e identifique as fotos da Tailândia, Hungria, República Tcheca, Azerbaijão, México, Brasil e Turquia.
Pimentões, berinjelas, pepinos, tomates, cenouras, aboboras, cebolas e também mamões, tangerinas, uvas, abacates e etc.
Então, a pergunta é: Em todos os lugares do planetas, as pessoas têm os mesmos vegetais a sua disposição para o consumo? Não é estranho?
Pois é, quase 80% da alimentação humana depende de apenas quatro espécies de seres vivos: trigo, milho, soja e arroz. E se incluirmos frutas, verduras e legumes esse número não chegaríamos a 100 espécies. Assim, o planeta inteiro é dependente de uma diversidade muito pobre de espécies domesticadas. E qual o problema? É um risco enorme em termos de segurança alimentar, pois bastaria apenas uma doença ou praga de difícil controle para levar boa parte da humanidade a beira da "fome".
O jeito então é investir na preservação da biodiversidade praticando assim a agrobiodiversidade. Se não tivermos biodiversidade, como domesticaremos novas espécies no futuro se for necessário?
Mais uma vez a solução é investir na recuperação da Biodiversidade! aí entra o nosso projeto, ok?
Saiba mais em "Plantas para o Futuro":
http://www.mma.gov.br/biodiversidade/conserva%C3%A7%C3%A3o-e-promo%C3%A7%C3%A3o-do-uso-da-diversidade-gen%C3%A9tica/plantas-para-o-futuro
http://www.mma.gov.br/estruturas/sbf2008_dcbio/_ebooks/regiao_sul/Regiao_Sul.pdf
Abraços.
Tito
Nenhum comentário:
Postar um comentário