quarta-feira, 13 de agosto de 2014

O Mato, o Fato e o "Pato"! Segundo ato:

Segundo ATO:

O "FATO"

Desde que iniciamos o nosso projeto, já produzimos mas de 400 mudas de espécies nativas. Temos tido todo cuidado para evitar produzir mudas que não pertencem ao bioma Mata Atlântica.
Muitas vezes quando plantamos sementes em vasos ou "porta mudas" podemos acabar enganados pela brotação de espécies herbáceas espontânea como o caruru, beldroegas, capins etc. 

Eu sempre comento com pessoas interessadas em produzir mudas em apartamentos que, muitas vezes, a brotação inicial nem sempre é das sementes plantadas. Algumas dessas sementes podem levar 2, 3, 4 semanas ou até meses para germinar. Mas, o "mato" cresce rapidinho...rs

Portanto, temos o cuidado de não oferecer para as pessoas mudas de "mato", não por que essas espécies sejam "danosas", mas por que em um projeto de recomposição ambiental é necessário introduzir espécies que faziam parte daquele ambiente, mas que infelizmente, foram se perdendo com a destruição da Mata Atlântica.

Ao longo do nosso projeto aprendemos a reconhecer  algumas espécies, suas sementes e principalmente as suas brotações. 



Uma muda de fruta de Sabiá, arbusto nativo da Mata atlântica que dá cachos de frutinhos muito procurados por aves.

Não há nenhuma possibilidade de doarmos alguma espécies que não fosse nativa da Mata Atlântica, muito menos de espécies espontâneas. 
Esse equívoco até pode ser praticado por uma pessoa leiga, o que não é o nosso caso!
Abraços.
Tito



Nenhum comentário: