quarta-feira, 21 de abril de 2010

Lixo+chuva= coliformes fecais na praia = "Balneabilidade não recomendada"

Mas por que o banho de mar em certas praias são desaconselháveis após as chuvas?
Visitei o site do Instituto Estadual do Ambiente - INEA- (http://www.inea.rj.gov.br/fma/balneabilidade-praias.asp) e trouxe a situação das praias da cidade.
A imagem a seguir mostra que hoje (dia 20/4) a maior parte das praias apresentam problemas para quem quer tomar banho.

A razão disso?
Com as chuvas, grande parte do lixo acumulado em lugares indevidos é levado para o mar. Além disso a chuva também acaba aumentando o fluxo de esgoto não tratado para o mar.


Para quem acha que esse lixo vem apenas da favela, vamos parar para examinar criticamente a nossa forma de encaminhar o lixo para a "comlurb".


Eu tirei essas fotos nos dias posteriores ao temporal do início de abril.
Nelas podemos ver que, junto com os Latões de lixo dos prédios, os porteiros costumam colocar também grandes sacos plásticos provavelmente com "lixo seco reciclável".


O que podia ser uma solução vira um problema, pois o plástico entope bueiros e impede o escoamento de água.
Será que não há outra maneira de descartar esse lixo sem deixar essas "bombas relógios" nas ruas esperando uma chuva forte para impedir que a água da chuva escoe!
Vale a pena pensar em como mudar isso?


Fonte:http://www.larazon.es/images/uploads/image/filename/189582/c617x266_rio.jpg?1270571156

Acho que sim, não?
Abraços.
Tito

7 comentários:

Unknown disse...

Tito, muito interessante essa postagem sobre o lixo que é levado para o mar pela chuva.Não tinha idéia que isso acontecia. O Blog está cada vez mais interessante.
Isabella 9B

Tito Tortori disse...

Pois é Isabela a ideia é poder abrir um pouco o olhar e perceber como a nossa vida provoca impacto no ambiente e como podemos reduzí-lo!
Valeu.

Joyce Dayne. disse...

Tem como melhorar sim, se menos pessoas jogassem menos lixo nas ruas, não teria acontecido esse desastre nas ruas
Joyce 8ºB

Tati disse...

Tito,li a postagem da Giovana,mas não achei o lugar de colocar os comentários.Li essa postagem também e achei muito preocupante essa situação,afinal esse foi um dos grandes problemas com a chuva,a água acaba ficando contaminada e contamina o mar!Também votei no desfio dos 7x7 erros.
Tatiana W 8B

Haroldo disse...

Dá para mudar tentando usar as sacolas que não sejam plasticas assim diminuindo o numero de sacolas plasticas. E com isso entupindo menos bueiros e também se todos nós diminuirmos a quantidade de lixo na rua.

Haroldo

Tabatha Mourão disse...

Tito, essa situação do lixo é muito agravante em todas as partes do Rio de Janeiro e em outros lugares do mundo. Quando eu olho para qualquer esquina eu vejo um, dois e até três latões de lixo nas ruas. Esse é um dos maiores problemas que causaram essa chuva no Rio, pois foi com todo esse lixo que os bueiros ficaram entupidos.
Para ajudar a reverter essa situação, nós podemos ao invéz de jogarmos todo o nosso lixo nos latões, reciclarmos o que for possível.Assim vamos diminuir mais essa quantidade absurda de lixo em todas as ruas da cidade.
Tabatha 8°ano B.

Gabriel Soares disse...

Oi Tito, eu nam sabia disso, achei q o lixo q ficava no mar depois da chuva era so da areia da praia e eh o q eu mais odeio eh ta no mar e da de cara com saco,latinhas etc, sem contar q eh uma pena agente nam poder ir a praia. Mas da pra mudar, se a comlurb colhesse o lixo mais frequentemente e os predios tivessem uma maior atençao cm o lixo dava.
Gabriel Soares, 9º B