sexta-feira, 7 de março de 2014

Uso do Hidrogel na melhoria da produção de mudas


Vamos falar de um recurso que pode ajudar bastante aqueles que, da mesma forma que no nosso projeto, não possuem uma estrutura especial para a produção de mudas. Os viveiros e hortos possuem estufas e sombrites que quebram o excesso de insolação, gerando um ambiente mais adequado para as mudas. Em nossas casas (ou na escola como no projeto), uma ou outra muda pode sofrer com o excesso de insolação, principalmente pela rápida desidratação da pequena porção de terra no interior do porta-muda.
Veja um exemplo clássico de mudas sofrendo com a desidratação.
Baixo crescimento, folhas murchas e mesmo o desfolhamento são alguns sintomas que podem surgir se não podemos estar constantemente mantendo o nível de umidade no porta-mudas.
É aí que entra o Hidrogel ou Biogel. 
O produto desenvolvido no México - onde também é chamado de "lluvia en polvo", ou "chuva em pó" - é um polímero (poliacrilamida) que é capaz de absorver 40 vezes o seu volume de água sem liquefazer. 
Assim, ao seu misturado com a terra, ele é capaz de reter a água evitando o escoamento do excesso pelos furos de drenagem e reduzindo dramaticamente a evaporação.

A coisa parece mágica, pois apenas 10 g são o suficiente para "gelatinizar" 1 litro de água!
Abaixo eu fiz um vídeo para mostrar o que é, como funciona e como usar...
Espero que aproveitem!


A Ficha de Informações de Segurança de Produtos Químicos (FISPQ) mostra ainda que o produto não é tóxico!
Abraços.
Tito

Nenhum comentário: