domingo, 14 de março de 2010

Clepsidra - o relógio d'água contra o desperdício de água no banho


Normalmente achamos que as novas ideias são algo que nunca foi pensado. As reflexões atuais sobre o conceito de inovação tem demonstrado que boas ideias podem ser "migradas" e adaptadas em outras realidades.
A ideia a seguir não tem nada de nova, sendo bastante antiga!
Os relógios d'água ou clepsidras existem desde o egito antigo e usam a água da mesma forma que as ampulhetas usam a queda da areia para registrar o tempo...
A seguir apresentamos um passo a passo para a produção de uma pequena clepsidra feita a partir de materiais reciclados que pode nos ajudar com uma questão bastante básica: Como não esquecer do tempo durante um banho!
É bastante comum entrar no banho, relaxar e esquecer do tempo. Consequentemente esquecemos da quantidade de água que usamos e acabamos desperdiçando.

Vamos precisar de uma garrafa de água mineral descartado, um cotonete descartado e um pedaço de fio de nylon descartado.







A tampa pode ser furada com um prego ou uma cheve de fenda fina, mas o canudo de cotonete deve entrar sob pressão.

Corte o fundo da garrafa.


Um acabamento na borda + a colocação de um fio de nylon para poder pendurar!
E já temos uma clepsidra! Agora só falta calibrar, a marcando os minutos...


Isso foi feito partindo do "ponto zero min" marcado no alto da clepsidra. A partir daí basta usar um cronômetro e ir marcando com um marcador permanente (aquela caneta de escrever em CD e DVD). Eu adotei a marcação de 30 em 30 s.

Como a garrafa é pequena ela só permitiu marcar o tempo total de cinco minutos. Olhem a Clepsidra Tortori em ação! UHU!

Como um teste, enchi a clepsidra e separei, em um balde, a água que saiu no chuveiro.

Em apenas um minuto de chuveiro aberto, com uma pressão mediana, o total acumulado foi de 5 litros de água (Esse valor poderá variar muito de chuveiro para chuveiro, principalmente dependendo da vazão determinada pela abertura total ou parcial do registro).

Fazendo uma conta básica um banho de 20 min pode resultar em um consumo de 100litros de água. É demais não? Imagina isso indo pelo ralo?!

Logo, fica aqui o desafio! Será que conseguimos tomar um banho gastando apenas cinco minutos da clepsidra?Acredito que sim, afinal são 25 litros de água, não?

Fica a sugestão. Economizar água para evitar o racionamento futuro!

Abraços.

Tito Tortori

OBS: O Bruno, aluno do 9 ano, fez uma réplica com a mesma garrafa, mas com um tubo de um cotonete mais grosso que vaza muito mais rápido. A Clepsidra dele marca apenas 2,30min. Lembrem disso!

41 comentários:

Self Harming girl disse...

Oi Tito, aqui é a Karina, do 8 ano B.
eu já estou seguindo o blog, e também fui no site da pegada ecológica. O meu consumo deu 12 toneladas por ano, e também disse que era abaixo da média do consumo normal. Adorei a idéia da clepsidra, vou tentar fazer aqui em casa. :)
obs. comentei aqui, por que não achei o link de comentários na postagem da lista de presença.

Augusto Reis disse...

Tito, eu achei muito interessante a sua clepsidra. E acho que este é um bom jeito de economizar água, vou até testá-lo em casa.

Augusto.

Daniel disse...

A ideia de clepsidra é interesante. Assim é possível controlar o tempo que tomamos banho.Possibilitando a economia de água. Essa ideia é mt boa.

Juliana disse...

Nossa Tito, eu não conhecia essa tal Clepsidra, acho que ela foi feita pra mim, pois nao tenho nenhum controle quando estou de baixo do chuveiro!
Agora falando sério, achei bastante interessante, até porque hoje em dia muita gente não se controla ao entrar no banho e se um grande número de pessoas resolvesse experimentar o uso da clepsidra, pelo visto a economia seria bem grande!

Jopa disse...

Presente!
Legal a idéia do Clepsidra, mas só 5 minutos de banho é tenso...

João Paulo - 9o A

Master of Kalizor disse...

Err... Bem, Tito, ao menos no meu PC não apareceu a palavra "comentários" no post que você pediu para nós comentarmos, então preferi comentar aqui mesmo, ok? Caso o "comentários" resolva aparecer, eu vou postar nele.
Olha, sinceramente, gostei pra caramba do blog! A clepsidra (cujo nome eu esqueci e tive que olhar no post) é uma coisa bem bacana, muito fácil de fazer. Uma ampulheta d'água, bem interessante... Agora, uma pequena dúvida, que pode ser uma grande burrice de minha parte: Mesmo sendo pequeno, a clepsidra não disperdiça uma pouco mais de água que o normal de um banho daquele tempo?
Gostei muito da bolsa de jornal, o eco-saco. Agora, outra pergunta: Se usado para colocar lixo (eu tive a idéia de talvez usá-lo para compras de supermercado, algo assim) ele não tem mais chance de rasgar? Claro, mesmo que tenha, ajuda bem mais do que o saco =D
A reaproveitção do antimofo é bem legal, embora eu não possa falar muito sobre já que eu nunca havia ouvido falar de um.
Bem, em resumo, tá tudo bem legal.
Abraços, Breno

Unknown disse...

Achei um ótimo experimento! Como não é difícil de fazer e usar vou tentar fazer na minha casa. Espero que de certo!
Isadora Feibert

Anônimo disse...

Tito acabei de ler o blog e ja estou fazendo minha clepsidra segunda eu levo la pra escola. As pegadas fiz somente a do WWF e tirei 3 planetas e olha que eu acho que economizo haha. A do antimofo que você mostrou na aula eu achei que não fazia mas perguntei ao meu pai e ele disse que fazia a anos.
Como o Jopa disse 5 min de banho é tenso.
Bruno 9º B

Caio disse...

Tito,achei a idea de "ressusitar" a Clepsidra uma idea fantástca, isso mostra que nem tudo que é antigo tem que ser descartado. É um otimo jeito de se consientizar de qunta agua gastamos e assim acabamos economizando a água e o nosso dinheiro hahaha.Se cada um fizer sua parte conserteza vai ser uma grande economia.

Caio Bravo 9ºA

Rafael Fritzsche disse...

Achei uma idéia muito boa, e como é fácil de fazer muita gente poderia usar e assim teria uma grande economia. Vou testar algum dia.

Rafael Fritzsche 9ºA

Anônimo disse...

oi tito ! eu não entendi muito amanhã você me explica direito.. mas pelo que eu entendi, é fácil de ser feito... e é muita água pelo o ralo sem utilidade... eu economizo muito porque eu só ligo a água para tirar o sabão ! hahaha, e não tomo muito banho por dia ! hahahaha

Wolfbruno disse...

Ola Tito.

Bem, eu achei algo legal (Mesmo limitando o tempo de banho a um tempo bem limitado xP)

Gostei bastante, e algo simples e fácil de se fazer! Acho que vou tentar aqui em casa com uma garrafa de 2 litros rsrsrs

Até!

Igor disse...

Ae Tito muito interessante essa ideia.Porém isso parace ser muito complicado vo ve se depois tento acata-la sim.

Xiaosu disse...

Puxa, até é uma boa idéia, já tinha ouvido falar do termo clepsidra algumja vez, não me lembro aonde. Até gostei, vou tentar fazer a minha e utilizar aqui em casa, cinco minutos eu não sei se consigo, mas pelo menos isso faz com que o banho seja bem mais rápido. Aqui é o Rafael Coutinho do 8B, vou postar agora o comentário para fazer a Pegada Ecológica e o registro como seguidor.

Xiaosu disse...

Opa, eu estou mandando o texto do Paulo aqui, porque ele não sabe criar a conta, ai vai:

Olá Tito, o problema do saco plástico é um dos maiores e por isso vim ajudar a completar esta postagem. Na minha antiga escola eles faziam propagandas para adotar a campanha da sacola feita de material organico, as sacolas eram sacolas comuns de pano que nós alunos customisavamos para o uso em mercados depois. vários supermercados ja adotaram esta ideia também por exemplo o zona sul - Paulo Henrique Jeveaux 8b

Unknown disse...

Oi Tito, achei interessante a clepsidra, um bom jeito de economizar água e reutilar garrafas plasticas

Unknown disse...

Otima ideia é melhor para o consumo e se todos da EDEM fizessem isso economizariamos muita agua.

Vinicius Duque 9A

Evolução das vacinas disse...

Tito, fiquei impressionada com o tamanho desperdícios de água! Meu deus, adorei a idéia da Clepsidra, muuito legal! Não só essa idéia, como o blog estão muuuito bons! Adoreii!
Beijos, Marina 9º ano A

Unknown disse...

Tito,Achei muito legal a idéia, eu tava curioso pra saber oque ela fazia porque voce mostrou na aula mas não contou pra gente. Vou tentar fazer uma aqui em casa. Depois eu te pergunto umas coisas de como funciona ok? abraço, Joaquim Carrilho

Tabatha Mourão disse...

Oi Tito, eu amei a sua idéia da clepsidra, é uma ótima maneira de tentar consumir menos água.Vou fazer aqui em casa!
Eu achei um site bem legal do Greenpeace que é: http://www.pylemusic.com/blog/greenpeace-da-dicas-para-voc-diminuir-o-impacto-ambiental-no-planeta/
Nesse site diz como todos podem diminuir o impacto ambiental no planeta e acho bacana as pessoas entrarem para dar um olhada.
Beijinhos!!!
Tabatha Mourão 8°ano B.

Plínio 17 disse...

eae tito e o plinio do 8º A,pow eu adorei a ideia da clepsidra.
Quando eu vi essa 'matéria' que voce postou eu achei interessante,e eu vou tentar fazer aqui em casa para ver se vai dar certo.
E eu tambem vou começar a fazer as ecosacolas, para ve se vai dar certo, vou tentar ver com o meu sindico para botar aviso para os moradores do meu predio a colaborar com essa ideia que vai ajudar muito o meio ambiente,ate mesmo o nosso predio por que tava faltando muita água por aqui.ta bom tito vlw pelas dicas!!! abraços!!

Plínio 17 disse...

eae tito e o plinio do 8º A,pow eu adorei a ideia da clepsidra.
Quando eu vi essa 'matéria' que voce postou eu achei interessante,e eu vou tentar fazer aqui em casa para ver se vai dar certo.
E eu tambem vou começar a fazer as ecosacolas, para ve se vai dar certo, vou tentar ver com o meu sindico para botar aviso para os moradores do meu predio a colaborar com essa ideia que vai ajudar muito o meio ambiente,ate mesmo o nosso predio por que tava faltando muita água por aqui.ta bom tito vlw pelas dicas!!! abraços!!

Unknown disse...

Achei muito interessante essa ideia da clepsidra, porque além de ser de um material reciclável, pode ser útil pois nos ajuda a ter uma noção de quanta água gastamos por banho.E o melhor é que além de tudo isso, é muito fácil de fazer.
Julia Góes 9ºB

Unknown disse...

Oi tito, achei bem eficiente a ideia da garrafa plástica, pois além de ajudar a econiomizar água, a agrrafa é reciclável, e nos dá uma ideia no final de como sem saber gastamos muita água, é uma boa ideia !

Yasmin 9ºA

Vicente Pessoa disse...

Olá, Tito tentei fazer uma clepsidra e não deu muito certo, a parte da tampa, ficou um pouco frouxa, mais tarde tentei outra vez o problema aconteceu e eu desisti.

Vicente Pessoa 8ºA

Clara Mello disse...

Tito, achei muito legal o blog, é bom porque todos podem ter acesso.
a ideia das sacolas de papel é muito boa e ajuda a diminuir o uso do plastico, e a da clepsidra tambem é boa pra termos ideia de quanta agua gastamos no nosso banho.
adorei
beijos, Cara Mello 9°B

Unknown disse...

Oi Tito, achei a clepsidra uma ótima idéia,já que eu vivo me distraindo e acabo demorando muito tempo no banho,com uma dessas teria menos chance de isso acontecer. Vou tentar fazer uma para minha casa, mas não sei se vou conseguir, pois parece ser um pouco complicado.
Isabella 9B

Unknown disse...

Adorei as ideias, principalmente da sacola de jornal. Autentico e bom para o meio ambiente :) Vou tentar fazê-la um dia. E essa celepsidra, achei meio complicado de fazer, mas mesmo assim, vou testar, parece ser uma ótima forma de se controlar e não passar muito tempo no chuveiro.

Diana 9ºB

Paula disse...

Tito, eu achei uma ótima idéia a clepsidra, porque eu sempre perco a hora no banho. Só que eu não entendi muito bem como é que funciona... Quando eu entender eu tento fazer uma.
Paula 9ºB

Maria Lúcia disse...

Oi Tito! achei uma ótima ideia da clepsidra, realmente ela pode ajudar a controlar melhor a quantidade de tempo que a gente gasta no banho! Além disso, é uma garafa que a gente tá reciclando, ela tá sendo transformada em uma coisa reaproveitável! Gostei bastante da ideia, e vou tentar fazer uma!
Beijos

Rafael Vinicius disse...

Olá Tito. O blog de consumo consciente ficou bem bacana. A mesma coisa vale para a clepsidra, que utiliza garrafas vazias, além de reduzir o grande número de garrafas nas lixeiras.

Matheus Gurgel disse...

Tito,
Adorei a idéia da clepsidra, é bom também para ver quanto estamos gastando de água...
O blog está muito legal! Parabéns...


Matheus Gurgel
8 Ano A.

Tati disse...

Oi Tito,muito legal a ideia!Eu acho que seria realmente dificil pra mim me acostumar com um banho tão rapido,mas vou tentar afinal se não pararmos de usar tanta água um dia ela acaba,né?Estou lendo o blog pela segunda vez (é que eu não tava conseguindo colocar o comentario) e vejo que você ja pôs muita coisa nova, ta bem legal ele.Bom é só isso xau.
Tatiana W 8B

alexb disse...

Olá Tito, bem ecológica a sua idéia de como medir água, para depois economizar. Além de usar material que iria pro lixo, o consumo pode ser ainda mais reduzido. Vc pode trocar o lugar determina a quantidade de água no seu bujão de gás (se o seu for a gás). Para colocar em modo de "inverno”, onde se gasta menos água.

Obs. comentei aqui, por que não achei o link de comentários na postagem da lista de presença.

ALEXANDRE BEHNKEN 8°ano B

alexb disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Fernanda morgan disse...

Tito, achei essa idéia muito criativa, como você mesmo tinha dito na aula, nós podemos fazer em casa e até arrumar pra ficar mais bonitinho, e o bom dessa idéia é que podemos controlar o tempo do nosso banho e economizarmos água.

Caio disse...

Oi,Tito

Achei bem legal a ideia da clepsidra tentei fazer aqui em casa e acabou dando certo, mas agora estou tentando falar com o porteiro para ele ver com o sindico se dá para ele falar com os moradores.

Caio Mendonça 8ºA

theo disse...

oi, aqui é o theo cunha do 8º B. Achei super legal a ideia da Clepsidra e acho que ela tambem serve de redutor de consumo de agua do chuveiro... vlw!!!

Ana Carolina disse...

Oi Tito achei muito legal essa idéia mais é muito conplicada de fazer , mais pode deixar que eu vou fazer .. mais ta muito bom !
beijos Ana Carolina 9º ano B

renan disse...

É um ótimo jeito de se economizar água, reutilizando-a para outros banhos. Renan S. Freitas, 8 ano A.

Joyce Dayne. disse...

Adorei essa idea da clepsidra, é´perfeita pra mim e para algumas pessoas aqui de casa, vou tentar fazer isso aqui.
Se a maioria das pessoas fizessem isso seria muito melhor para todos nóis.
Bjus Joyce 8ºB