segunda-feira, 8 de março de 2010

Uma dica para evitar usar sacos para pequenos volumes de lixo orgânico

A sequência de fotos a seguir mostra uma ideia simples para reduzir o uso de sacos para o descarte de lixo orgânico. É um pequeno saco de jornal que pode ser, inclusive, feito com cola e posto para secar com antecedência. Eu usei um conjunto de 2 folhas duplas de jornal dobradas. Como não fiz de véspera tive que usar um grampeador para fazer o "ecosaco". Mas, o uso da cola é mais adequado.
Vejam a seguir.
O saco é preparado com uma foha dupla fechada como um envelope. Não seja apressado faça de véspera e use cola!

Aqui dá para ver o interior onde será colocado aquele lixinho da pia (cascas, sobras de alimentos etc)

Ele pode ficar na pia durante o preparo dos alimento sendo descartado logo após.

Eu grampeei para fechar. Alguém consegue pensar em uma ideia mais ecológica para o fechamento?



Tchau! Lá vai o "ecosaco" levando os restos de alimentos sem a necessidade do uso das sacolas plásticas. O ideal é fazer esse descarte em pequenas quantidades. Isso evita tabém o acúmulo de quantidades maiores de lixo e, consequentemente, do mal-cheiro (decomposição da matéria orgânica), insetos etc.

Essa é uma dica é bem prática que reduz o uso de algumas sacolas plásticas.
E vc tb acha o Saco um saco? Participe e envie sugestões de dicas práticas com fotos para o email titotortori@yahoo.com.br.
Abraços.
Tito

14 comentários:

Unknown disse...

Tito adorei o blog e essa idéia!
Uma idéia simples e prática!

Matheus Gurgel disse...

Olá Tito,
Nunca tinha visto essa idéia de usar o jornal para jogar os "pequenos lixos". Vou tentar fazer esta experiência aqui em casa.
Estou adorando o blog, assim podemos expor as nossas idéias!

Abraço, Matheus Gurgel.
8 Ano A.

Haroldo disse...

Tito muito boa essa idéia e todas as outras que estão no blog.
Achei essa idéia muito interessante pois nós podemos reusar as coisas.
Adorei a idéia
Abraços Haroldo
8 Ano B

Fernando Mumme disse...

Tito,
li o Blog inteiro e estou pensando um geito mais eficiente dde fechar a "sacola" de papel sem terque utilizar o grampeadoracho que seria intereçãnte um prendedor com uma bolinha de papel amarada na dobra do sacoe outra na parte presa do jornal e um barbante segurando as duas, eu sei ficou confuso mas irei aprimorar a ideia e te mostrarei em aula, ao vivo e ainda estou pensando num jeito de fazer a ecosacola com aquele material de sacos plasticos fundidos com o ferro. Ah estarei tentando deixa a Clepsidra Tortori mas atraente para deixar-la no banheiro. E tambem estarei enviando pro seu e-mail aquele folder que fiz para consientisação. E para terminar podemos fazer um video "passo-a-passo" como fazer a sacola de jornal e postar no You Tube.

Ps: estou adorando o Blog e tenho algumas ideias para seu design.

Abraço, Fernando Britto
8° ano B

Unknown disse...

Oi Tito,
foi uma boa ideia e eu estou adorando o blog!

beijos, Tatiana Riess
8 Ano B

Vicente Pessoa disse...

Novamente, tentei e n consegui fazer a ecosacola. Um jeito fazer a dobra de cima e depois enrolar os lados, em seguida apertepara fixar.

Marcos Quental disse...

Ae tito.
PO muito manero seu blog, e essas sacolas.
Gostei muito mesmo dessas ideias,e esse blog vai ajudar a conscientizar muita gente, já comecei aqui em casa.

abraços

mateus pratas disse...

ae tito
maneiro esse blog
adorei as ideias e o blog
abraço-mateus pratas
8anoB

mariana disse...

tito adorei seu blog,gostei da dica pra usar menos sacolas plasticas até tentei mais nem consigui,achei muito interessante!
mariana rondon 8 ano b

Tiago Salomone disse...

Oi , Tito!
Achei boa essa ideia bem mas pratico e estamos evitando que varios lixos se acumulem nas ruas ! Vou tentar passar para a pratica !
Brigado pelas ideias.
Tiago Salomone
9ºAno ---> A.

Fernanda morgan disse...

Tito,
adorei a idéia do ecosaco, muito boa. vou tentar fazer aqui em casa e falar para as pessoas daqui fazerem também. E é boa por reduzir o uso de sacolas plásticas.
Beijos, Fernanda

Unknown disse...

Adorei a ideia: fácil e prática. Vou tentar fazer!

Isadora Feibert
8o ano B

Rafael Fritzsche disse...

Tito, li o blog e achei bem interessante, vou mostrar pro pessoal aqui de casa depois e ver se começo a usar o "ecosaco"
Abraços, Rafael Fritzsche 9ano A

Eduardo Miranda disse...

Tito, muito legal essa ideia do "ecosaco", eu achei muito divertido de fazer e estou ensinando au meu irmão, minha primeira vez que eu entro no blog e já estou adorando.
Eduardo Miranda, 8ano A.