domingo, 7 de abril de 2013

Plantas tóxicas


No início de 2009, nossa escola (EDEM) se mudou para um grande casarão, em Laranjeiras,
onde funcionou durante muitos anos um antigo colégio de freiras.
O amplo terreno se caracteriza por apresentar diversos jardins espalhados no entorno do prédio.
Desde o início de nossa ocupação, percebi, enquanto biólogo, algumas espécies que me pareciam "suspeitas" 
uma vez que eram plantas ornamentais exóticas.
Inicialmente, comecei intuitivamente a pesquisar sobre plantas tóxicas.
Tema que até então só povoava, confesso, meus conhecimentos prévios, devido aos alertas que meus pais,
avós, tios e conhecidos me faziam desde os meus imemoriais tempos de infância.

  • "Menino, não toca nessa aí que é 'comigo-ninguém-pode'"! 
  • "Que tomate que nada, isso aí é 'arrebenta-cavalo'"! 
  • "Não, você não pode brincar de espada com a 'espada de são jorge'"! 
  • "Só pode brincar de 'comidinha' com as plantas que a gente conhece!" 


Essas e outras afirmações povoam as lembranças da infância e compõem boa parte 
nossos "saberes" atuais sobre plantas tóxicas.
A partir dessa primeira observação, percebi que apesar de ser formado em biologia,
meus conhecimentos estavam todos ao nível do senso comum. 
Saí a pesquisar e, o que descobri, me motivou a pesquisar e ampliar essa parte empírica de conhecimentos! 
E as minhas pesquisas realmente me estarreceram!
Estávamos cercados de plantas tóxicas! E eu nunca tinha percebido isso.
 Mas, isso não é um problema nosso específico...
Todas as casas, apartamentos e prédios que tem plantas ornamentais exóticas estão repletos de "problemas" potenciais.
Surgiu então a ideia de iniciar, sem alarde, um processo de gerenciamento de plantas tóxicas.
Foi criado um blog específicamente para essa temática que pretendíamos manter em constante atualização,
mas isso infelizmente é mais um desejo do que realidade. 
Ler mais: http://fitobotanica.webnode.com.br/


Visite o mapa com uma marcação das plantas tóxicas do entorno em:
 https://maps.google.com/maps/ms?mapprev=1&ie=UTF8&msa=0&msid=107778772895462936008.000493848277f9b4655c4&t=h&ll=-22.930808,-43.180218&spn=0.018972,0.027466&z=15&source=embed

Nenhum comentário: