domingo, 7 de abril de 2013

Projeto de mudas nativas

Em 2012, mobilizados pela mostra de Ciências da EDEM e tendo como "pano de fundo a Rio +20, nós investimos em temáticas vinculadas a biodiversidade.
Naquele momento fazia todo sentido iniciar a produção de mudas de espécies nativas. Surgia o primeiro obstáculo...Como saber exatamente quais são as espécies nativas?
Foi então que começamos a frequentar grupos de discussão sobre o assunto e a realizar pesquisas para ampliar nosso conhecimento.
Mas, tb surgiu uma outra questão... Onde encontrar sementes dessas árvores?
Bom , algumas poucas já eram conhecidas, mas a medida em que a lista crescia, era necessário obter sementes das árvores nativas para que ampliássemos a diversidade de mudas plantadas.
É importante saber que a arborização de rua no Rio de janeiro privilegiou, até pelo menos a virada do séc. XXI, espécies exóticas. Assim, não é comum encontrarmos espécies nativas "dando sopa" em nossas calçadas...
Contudo, com o tempo alguns exemplares começaram a ser identificados e acompanhados para fornecer sementes. A compra pela internet em empresas fornecedoras ajudou em parte.
Mas, boa parte da diversidade veio da coleta direta e da troca de sementes pelo grupo de discussão que participamos...
Finalmente, encerrando o ano tendo produzido mais de 300 mudas de 30 espécies diferentes da Mata Atlântica...

É da continuação desse projeto que passaremos a falar!
Abraços.
Tito Tortori (Prof. Ciências )

Nenhum comentário: