segunda-feira, 14 de outubro de 2013

A mais famosa "lenda inventada" do Pau-Jacaré


Muitos e muitos anos atrás, muito antes do tempo existir, Nhanderuvuçú -  o Deus supremo - estava entediado, pois tinha todo o Universo e nada para fazer. Então, ele resolveu destruiu o universo e fazer uma reforma total, parte hidráulica, elétrica, tudo novo... E começou gerando uma alma positiva e uma alma negativa. Ao juntá-las Nhanderuvuçú deu origem a matéria. E foi com ela, e muita energia para trabalhar, que ele criou lagoas, rios, florestas e tudo mais.
Num lugar bacana na América do Sul, o "todo poderoso da cocada-preta", criou um spa de luxo misto de resort caribenho com Club Mediterranee. Porém, como nada é perfeito, uma dessas lagoas passou a ser habitada por Yara, uma criatura mitológica, quimérica, misto de linda mulher com um Yacaré. O Yacaré, iakaré ou jacaré, como chamamos, significa em tupi-guarani "aquele que olha para os lados". Bom, ele nunca olhava para frente por que tinha a boca cheia de dentes para lhe proteger e jamais olha para trás porque sua cauda musculosa rebatia qualquer perigo iminente. Então, o jacaré só preocupava seus flancos, uma combinação de Waterloo com calcanhar de Aquiles. Não que existissem inimigos, mas o yacaré sempre foi um bicho muito sórdido, ardiloso e pouco confiável.
Um dia Nhanderuvuçú resolveu pedir a Yara que tomasse conta de uma árvore muito importante, de tronco lisinho, que soltava muitas sementes que repovoavam as matas. Isso por que havia ordenado ao seu mensageiro Tupã – aquele que domina os raios e trovões – que derrubasse árvores mortas para renovar a vida nas matas - uma espécie de reciclagem divina. Mas, alertou Yara dizendo: “Você sabe que Tupã não está enxergando bem e a pontaria já não é essas coisas e eu não quero que essa árvore seja sacrificada!”. Yara respondeu “prontamente”, “claro”, “sem problemas”, como todos dizem quando dão pouco interesse àquilo que foi pedido.
Yara estava de olho em um jovem indígena, de nome Itapiru, que parecia apetitoso, gastronomicamente falando. E usou todos os seus encantos para enfeitiçar o jovem indígena vir se banhar com ela, o que não foi muito difícil. Mal Yara tinha se transformado em um yacaré e estava levando Itapiru para o fundo do lago, quando Tupã começou a roncar seus raios. Tupã para compensar a vista cansada, tinha a estratégias de disparar o dobro, o triplo de raios para cumprir a missão dada por Nhanderuvuçú. Serviço de Tupã terminado, Nhanderuvuçú foi ver a sua árvore preferida e encontrou-a morta e escurecida pelos raios. Ao procurar Yara encontrou-a na forma do yacaré saboreando o pobre Itapiru. Como castigo, o Deus supremo matou a Yara e usou a pele-casca do yacaré para cobrir o tronco e trazer a pobre árvore de volta à vida.
A partir daquele dia, essa árvore passou a ser chamada de pau-yacaré ou pau-jacaré, como conhecemos e todo mundo pode finalmente passar a tomar banho nas lagoas sem tanta preocupação com a Yara.
Moral da história!
I: Quem não tem lenda caça com lenda inventada!
II: Em rio que tem Yara, jacaré nada sem casca!
III: Cuidado com o que você quer comer para não ser devorado antes;
IV: Manda quem pode, obedece quem é obediente!

Obs: Essa é uma lenda inventada, pois por mais que procurasse não encontrei nenhuma lenda, causo ou história interessante sobre essa árvore tão legal! Então, por favor, a única fonte possível é a inventividade das caraminholas humanas.

Nenhum comentário: