sexta-feira, 31 de outubro de 2014

A samambaia de Metro e o “Dedo verde”

Minha mãe dizia que minha avó -
mãe do meu pai ( a "Sogra" dela) tinha “dedo verde”!
 Dizia isso com uma pontinha inofensiva de inveja. Inveja boa, daquela de quem gostaria de ter também aquele “poder”, mas sem que o dono original tivesse que perdê-lo!
Minha avó paterna era a “Rainha das Samambaias e avencas”! Tinha uma samambaia que durou mais de 60 anos e uma avenca que tinha sido da mãe dela...
Minha simpática “VÓ do cabelo Lilás” nem se dava conta...Seguia fazendo seu tricô, cuidando de suas plantas sem achar que era um dom e sem dar o “caminho das pedras”.
Como ela nunca foi muito dada a revelar seus segredos...e dizia apenas: “A receita é igual a do tricô: Atenção, cuidado e persistência” é a receita!
Um dia minha avó foi chamada para cuidar do Jardim Principal de São Pedro e deixou para minha mãe uma herança “verde de 60 anos”. Parece até a descrição do Louro da minha outra avó, mas era a Sr. Samambaia... De metro... E deu um trabalhão para o meu pai conseguir um suporte que valorizasse toda a sua imponência!
Contudo, minha mãe que já achava que era um dom, teve a confirmação da sua certeza quando, após lutar alguns anos para manter a herança clorofilada, viu em um período de férias,  a verde pteridófita sucumbir ao clima inclemente do Rio de Janeiro.

Afinal, “dedo verde existe mesmo”?
Abraços 
Tito

Nenhum comentário: