quarta-feira, 1 de abril de 2015

Mas, afinal por que uma árvore se chamaria "sabão-de-soldado"?


Adivinha porque o "sabão-de-soldado" tem esse nome?

Saboeiro, fruta sabão, sabão de mico, sabonete... Afinal que história é essa? 






Essa árvore cujo nome científico é Sapindus saponaria...Mas é um nome aparentemente curioso... Pois é essa árvore da mata atlântica é muito interessante...

Os frutos dessa árvore possuem saponinas, que são substâncias resultantes da combinação de "acúcares" com outras substâncias. 
Isso faz com que a saponina se comporte como um sabão, pois ele tem uma parte que se dissolve em água e outra que se dissolve em gordura. 

Logo, seus frutos quando rompidos e chacoalhados com água formam uma espumação( semelhante ao sabão) por conta da presença de saponinas que é suave e ajuda a limpar mãos, superfícies e roupas leves...

A saponina desempenha também um importante papel na defesa do vegetal contra insetos e microorganismos. 


E o mais engraçado é que a saponina atua como se fosse um hormônio sexual dos insetos, fazendo o papel de anticoncepcional! Com, isso as possíveis pragas não se reproduzem! Maneiro...

Antigamente as sementes redondinhas presentes nos frutos eram usadas pelas crianças em brincadeiras como bolinha de gude, atiradeiras, cordões etc...

Que tal lavar as mãos com sabão de soldado? É totalmente biodegradável!

Se vc conhece alguma outra história legal dessa árvore, compartilhe com a gente. Use os comentários abaixo.
Abraços.
Tito



14 comentários:

Unknown disse...

Como se planta essa árvore, é com o fruto ou pega de galho? Paulo Sá.

marcio disse...

planta-se as sementes e por acaso tenho dois pés em frente de casa e dão muitos frutos, se quizer eu envio para você alguns frutos.

marcio disse...

tenho duas arvores dessa plantada na minha porta se quiser envio alguns frutos.

Unknown disse...

A história conta que na guerra os soldados utilizavam-se para lavar as mãos
Dai vem a origem do nome popular

Eduardo de Araújo disse...

Olá Professor, tenho duas mudas de sapindus para doar estão com 4 meses e 50 cm. Lindas, lindas quem quiser me contacte no zap (21) 993264631
Eduardo

Cléo disse...

Muito interessante, não sabia da existência dessa árvore.

Janete Mendonça disse...

Olá, gostaria de uns frutos. Como faço pra obter?

Anônimo disse...

Gostaria de algumas sementes
18-99195 5335

marcio disse...

está fora de época e as semente ainda estão jovens , isso quer dizer estão brotando . assim que tiver eu as envio .

Marcelo Oliveira disse...

Gostaria de mudas Oi sementes, quem poder me enviar ficarei grato, tel 11 980157116

Carlos disse...

Achei hoje essa planta no meu condomínio. Pesquisei e acabei sabendo essa história. Maneiro. Tem um monte de frutos e sementes aqui no chão

Unknown disse...

Oi gostaria de plantar gostei como faco pra obter?

Unknown disse...

Eu gostaria de receber como faco pea obter

Tito Tortori disse...

As sementes germiram melhor se forem escarificadas( lixadas) e deixadas de molho...